Formiwall: inovação nos ambientes hospitalares

O arquiteto vanguardista Sérgio Maranhão, que está sempre interessado nas novidades da marca Formica®, utiliza os laminados Formiwall para garantir mais qualidade e funcionalidade em seus projetos para hospitais

Hospital Unimed - Projeto: Santa Bárbara Engenharia - Arquiteto: Sérgio Maranhão - Padrão: L 134 Verde Musgo - Acabamento: (Tx).

As edificações para hospitais requerem profissionais altamente engajados com a questão da evolução da área da Saúde. Para acompanhar os vertiginosos progressos da medicina, os projetos precisam ser flexíveis e propensos a futuras expansões. Quando o arquiteto Sérgio Maranhão se deparou, pela primeira vez, em 1996, com o desafio de gerenciar o projeto de um hospital especializado em Urologia, ele ficou fascinado com o setor hospitalar. E, mais ainda, por trabalhar a forma e a estética em um projeto no qual a funcionalidade é um dos requisitos mais importantes.

Desde então, Sérgio não parou de atuar com esse foco. Em 2007, a Unimed de Belo Horizonte (MG) convidou o arquiteto para desenvolver o projeto da sua “mais importante unidade”, prioritariamente voltada para o atendimento a emergências. Logo de início, as questões de manutenção e orientação dentro do edifício surgiram como importantes desafios. O arquiteto não teve dúvidas e escolheu os laminados da Formica® para revestir as paredes dos ambientes, uma vez que sua utilização contemplaria não somente os pacientes como também o público externo e os funcionários do hospital.

Cor do ideal e dos sonhos, o azul foi escolhido pelo seu poder calmante, que em muitos casos traz os resultados esperados em um paciente que está irritado.

FD: Como se deu a escolha do Laminado da Formica® para o projeto do hospital da Unimed?

Sérgio Maranhão: Para desenvolver esse projeto, me atentei às questões de manutenção e orientação. A escolha dos laminados da Formica® como principal revestimento possibilitou, de forma efetiva, solucionar estas duas questões. Os laminados da Formica® são altamente resistentes, têm baixa necessidade de manutenção, possuem tecnologia antimicrobiana Microban® e uma cartela de cores, padrões e texturas muito interessantes para trabalhar com esse tipo de projeto. Então, os setores e andares foram tratados com cores diferenciadas, possibilitando a leitura imediata e de fácil orientação para os usuários.
FD: Quais foram os ambientes do hospital revestidos com os laminados da Formica®?

Sérgio Maranhão: O laminado da Formica® foi com certeza a escolha ideal de revestimento, porque esse é um dos poucos materiais que pode ser utilizado
em praticamente todos os ambientes, seja interior ou exterior, em pisos ou paredes, em locais úmidos ou ambientes assépticos. Então, revestimos o bloco cirúrgico, os laboratórios, o centro de diagnóstico por imagem, os banheiros e as áreas de circulação do hospital com laminados decorativos de alta pressão.

Formado pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix de BH, o arquiteto Sérgio Maranhão vive hoje no Canadá, trabalhando em parceria com um escritório especializado em arquitetura hospitalar.

FD: Quais os benefícios e vantagens que a Formica® oferece para ambientes na área da Saúde?

Sérgio Maranhão: O atendimento de qualidade e a assistência, tendo como alicerce a tecnologia moderna, é fundamental e pode ser vital para a saúde dos pacientes. Mas apenas isso não é suficiente. É necessário também inovação na área tecnológica para ambientes. E os laminados da Formica® são de grande utilidade nessa área, têm facilidade na assepsia, resistência, o que amplia bastante a durabilidade das paredes e reduz significativamente a frequência de manutenção. As opções de cores e texturas se adaptam facilmente à arquitetura, ampliando possibilidades de escolhas estéticas com um respaldo técnico.

Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: